terça-feira, 11 de maio de 2010

PROJETO DE LEITURA “O PRAZER DE LER ESTIMULA O APRENDER”

RELATÓRIO

Várias ações estão sendo desencadeadas na escola que contemplam os objetivos do projeto de leitura “O prazer de ler estimula o aprender”, e tem atingido adesão de todos os departamentos desta instituição de ensino. Estamos preparando relatos com evidências de cada uma destas ações interdisciplinares.
Nas últimas três terças-feiras a escola parou coletivamente para a realização do momento de leitura. Denominamos “terça” o dia D da leitura coletiva na escola. A sensação que este momento tem nos ocasionado chega a emocionar, pois a escola silencia e não se ouve um só ruído, uma só fala. Aluno e professor realizam a leitura nas salas de aula, os inspetores, zeladores lendo pelos bancos espalhados nos espaços diversos, as merendeiras na cozinha, a turma da secretaria lendo em seus lugares de trabalho diário, a coordenação pedagógica com os professores que planejam as terças-feiras (adesão total), o mesmo acontece com os gestores que se deleitam em textos significativos. Todos da família ZDL fazem uso dos 20 minutos de leitura que tem superado a nossa expectativa. São 20 minutos: eu, o texto e o silêncio fazendo uma viagem...
Iniciamos o momento de leitura coletiva com um pacote de textos diversos que temos no banco de texto da escola (biblioteca). Na semana seguinte, pedimos aos estudantes para trazerem material favorável a leitura e, muitos alunos e os profissionais da educação trouxeram livros, revistas, jornais... A ideia está se tornando uma rotina. Quero lembrar que após esta leitura não se cobra nenhuma reflexão ou interpretação sobre o conteúdo lido. É apenas leitura por prazer. Até porque em outros momentos já lemos muito para interpretação e reflexão.
Posteriormente, colhemos alguns depoimentos de alunos, professores e apoio. Em seguida, transcrevemos os textos originais que se encontram arquivados na secretaria da escola. A saber:

- a aluna Iasmin do 9º ano B diz que a leitura é importante e com ela aprendemos muito mais do que só escrevendo. Com a leitura entramos em outro mundo e viajamos... ;

- Bianca Lorrana Santos do 7° ano B diz que a leitura é essencial para aprimorar o mundo que vivemos, esse momento de leitura tem real importância em nossa cultura, 20 minutos são pouco, mas ensina muito. Ler é um dos prazeres da vida, o livro não é só o amigo do homem, o livro forma o homem;

- Lorrana Figueredo do 8° ano B, falou: eu acho o momento de leitura sensacional, pois o mesmo incentiva todos nós a ler e, principalmente, a tomar gosto pela leitura. Ela é muito importante para todos;

- Fabiana do 9° ano B diz que o momento de leitura é importante porque o Brasil está em um dos piores lugares em leitura. Esse momento de leitura serve para quebrar essa realidade que não queremos para o nosso país. Serve também para nós conhecermos mais sobre a nossa cultura e a cultura de outros povos. Além de que, a leitura é viajar pelo mundo mágico;

- Açucena do 9° ano A confirma que nós alunos aprendemos muito mais com a leitura, sem ela tudo seria mais difícil. Abre horizontes, nos faz viajar para o mundo desconhecido, nos permite saber de coisas e pessoas que não estão ao nosso alcance. Ler é muito mais que isso, é sentir prazer de conhecer e imaginar;

- Luciana Santos 9° ano B diz que para ela o momento de leitura é muito importante, como também para a escola toda. Tudo fica silencioso, com todos os sujeitos lendo;
- Vitória Rocha Silva 6° ano A afirmou que a leitura nos faz interpretar melhor o que está ao nosso redor. A leitura nos ajuda a ter uma vida melhor no futuro, além de um aprendizado plural;

- Gutemberg do 6° ano B. Aqui na escola Zenália cada aluno deve reservar um tempo na sua casa para ler. Ler não é só uma forma de passar o tempo, mas sim de conhecer várias palavras novas e significados diferentes;

- Luciana Martins de Lima 6° ano B, disse o seguinte: a leitura demonstra a capacidade de um ser humano conquistar algo, pois em uma ou duas páginas lidas está um pedacinho de sua vida ou da minha, ninguém sabe!
Procuramos manter os termos que os alunos usaram nos depoimentos, às transcrições dos textos se deram na integra.
Daí alguns professores relataram sobre o momento de leitura.

- Fátima Moura (história). Começo este depoimento, lembrando das importantes palavras do escritor Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros.” Nesta perspectiva, a Escola Municipal Zenália Dourado Lopes implantou “O momento de leitura”, pois compreende que o ato de ler é essencial. Através da leitura testam-se os próprios valores e experiências com os outros, podendo desenvolver melhor a capacidade verbal e, consequentemente, o intelectual e social. Permitindo ainda que os alunos criem o hábito de leitura, ampliem sua visão de mundo e de seu horizonte, já que o “campo” da leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertador para os nossos alunos hoje e futuramente.

- Eliana Gomes (Matemática). O nosso papel de incentivo a leitura não se esgota nunca, pois há a necessidade de repetição desta ação tão essencial para atingirmos os objetivos que foram propostos neste “Projeto o prazer de ler estimula o aprender”. É uma tarefa conjunta. Durante cada momento de leitura, uma de suas maravilhas: o prazer em ler. Observar a sala de aula é mágico, pois os estudantes se envolvem pela curiosidade, acreditando que existirá uma vantagem em ler que os motivarão para aprender, pois quando estamos fortemente motivados o aprendizado acontece de forma natural.
- Deyve Julindo (Matemática). Depoimento: o momento de leitura é um marco na educação da Escola Zenália, pois esse momento faz com que o aluno leia por prazer e não por obrigação, já que nessa hora ele não é direcionado a fazer essa leitura visualizando uma avaliação ou instrumento avaliativo qualquer.

Um comentário:

  1. O ato de ler é inerente ao ser humano. O ZDL está de parabéns por essa iniciativa. É muito bonito de se ver o envolvimento de toda a equipe ZDL, nos momentos de leitura. É uma grande realização dessa comunidade!

    ResponderExcluir